Graces

Conciliação de cartões

A conciliação de cartões é uma forma de confrontar os dados das vendas realizadas com cartões de crédito e débito, com o controle de vendas da empresa e com os valores repassados pela operadora. Por isso, é uma parte muito importante da gestão financeira.

O Número Sequencial Único (NSU) é um código gerado pela operadora que identifica essas transações no comprovante de suas autorizações. Cada operadora identifica o NSU a seu modo, então a localização e as siglas que o precedem podem variar. Alguns exemplos são: CV, DOC, StoneID e NSU.

No Graces essa informação deve ser inserida no caixa, após a conclusão da operação, e pode ser feita tanto pelo operador do caixa quanto pelo conferente.

No exemplo abaixo, seja em uma operação com ou sem comanda, note que uma delas exibe o botão na coluna NSU e a outra não. Isso significa que apenas a operação que o exibe foi recebida com cartão.
Clique sobre este botão.

Será exibida a tela com identificação do valor, bandeira e operadora para digitação dos respectivos códigos, caso o recebimento tenha sido feito com mais de um cartão.

 

Ao continuar, os dados serão gravados, mas poderão ser editados a qualquer momento.
Se a operação for desfeita, com a reabertura da comanda ou exclusão do recebimento, os dados registrados serão apagados.

Na aprovação do caixa, se houver alguma transação por cartão sem registro de NSU, será apresentada a advertência a seguir.

Ao continuar, o caixa será aprovado, mas ainda assim você poderá acessar os recebimentos para registrar ou corrigir os códigos.
Para isso, clique sobre o botão Conferir Caixa, e o caixa do operador será apresentado.

Para fazer a conciliação, consulte o período desejado no Dashboard Caixa e exporte as transações.
Você pode exportá-las separadamente filtrando as transações de crédito e depois de débito, ou exportar todos os tipos de uma vez clicando sobre a forma de pagamento Total.

 

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente!