Atualmente, ao iniciar o recebimento de uma comanda, é possível adicionar outras para que o recebimento seja efetuado em conjunto. Para isso, basta clicar sobre o sinal + da comanda a ser unificada.
O cliente responsável pelo pagamento sempre será o cliente da primeira comanda selecionada, com o qual o recebimento foi iniciado (cliente principal). Seu nome estará identificado no cabeçalho do recebimento.
Se o cliente principal tiver Pendência, o campo para recebimento ficará habilitado para que o valor pendente a ser recebido, total ou parcialmente, seja definido.
Neste caso, não será aceita a forma de recebimento Conta Corrente, como de costume.
Se o cliente principal não tiver Pendência, o campo para recebimento ficará desabilitado, mesmo que os outros clientes das comandas unificadas (clientes secundários) tenham pendência a ser quitada.
Então, se desejar somar o valor de pendência dos clientes secundários para recebimento total ou parcial, estes débitos deverão ser transferidos para o cliente principal.
No exemplo a seguir, unificamos 3 comandas totalizando R$ 141,75 em serviços executados.
No entanto, o cliente Adilson Santos tem uma pendência de R$ 108,00 e deseja quitá-la parcialmente.
Para isso, será necessário transferir o débito do cliente Adilson para o cliente Ademar Aprigio, que é o responsável pelo pagamento.
No canto superior direito, clique no botão Transferência.
Na tela apresentada, note que o Cliente Destino (cliente principal) não poderá ser alterado. É ele quem receberá o saldo a ser transferido.
Pesquise e selecione o Cliente Origem, insira o valor a ser transferido e clique no botão Transferir.
Como o cliente Ademar Aprigio (cliente principal) tinha um crédito de R$ 50,00, e transferimos um débito de R$ 50,00 do cliente Adilson Santos para ele, seu saldo zerou e o débito do cliente Adilson baixou para R$ 58,00.
Mas, ainda queremos quitar uma pendência de outro cliente que não compareceu no Salão hoje e que, por isso, não tem comanda aberta.
Faremos então o mesmo procedimento, sem necessidade de abrir comanda.
Clique no botão Transferência, pesquise e selecione o Cliente Origem, insira o valor a ser transferido e clique no botão Transferir.
O débito será absorvido pelo cliente principal e poderá ser quitado total ou parcialmente, com mais de uma forma de pagamento, inclusive.
Caso nenhum dos clientes tenham executado serviço e queiram quitar suas pendências em conjunto, o procedimento será semelhante, também sem necessidade de abertura de comanda.
Na opção Caixa, clique sobre o botão Receber.
Na aba Clientes, pesquise o cliente responsável pelo pagamento, selecione-o e clique no botão Transferir.
Pesquise e selecione o Cliente Origem, que terá o débito transferido para o cliente responsável pelo pagamento, insira o valor a ser transferido e clique no botão Transferir.
O débito será absorvido pelo cliente responsável pelo pagamento e poderá ser quitado total ou parcialmente, com mais de uma forma de pagamento.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente!