GracesPay

Que tal unir a mobilidade do POS com a facilidade do TEF?

A dúvida na escolha da melhor tecnologia é sempre muito comum: TEF ou POS?

Se por um lado a mobilidade do POS é bastante atrativa, por outro ele somente realiza as transações financeiras, enquanto o TEF sincroniza as informações em sistema, facilitando a conciliação bancária e o controle financeiro no final do mês.

Com o POS Integrado é possível aproveitar todas as vantagens de ambas as tecnologias em uma só, e ainda com mais um benefício:
Se o pagamento for feito em uma única forma, com apenas um cartão, sem pendência, antecipado, vale-presente ou gorjeta, bastará digitar o identificador da comanda no POS e ele imediatamente a reconhecerá informando o nome do cliente e o valor a ser pago. Então, seu cliente precisará apenas inserir ou aproximar o cartão e digitar a senha!

Procure por nosso parceiro e consulte os valores e condições para adquirir essa tecnologia de ponta.

Depois que adquiri-lo, bastará configurar o meio de pagamento em sistema.
Para isso, acesse as configurações da Loja em: Configurações > Opções de Sistema > Caixa > Cartão de Crédito, e clique no botão Novo Cartão.

Selecione o cartão Crédito POS, cadastre o prazo negociado e selecione a operadora Granito.

Agora, defina o número de parcelas que serão aceitas em suas vendas e as taxas respectivas. Como o Graces não controla taxas por bandeira, visto que essa informação é negociada com a operadora, recomendamos cadastrar a média das taxas para cada parcela, considerando sempre a maior quantidade de parcelas negociadas entre as bandeiras.

Então, supondo que seu estabelecimento aceite 3 parcelas no cartão Mastercard, 3 parcelas no cartão Visa e 4 parcelas no cartão Hipercard, cadastre 4 parcelas e calcule a média entre as taxas de cada bandeira para cada parcela.

Repita o procedimento para cadastrar o cartão de débito.
Neste caso a parcela é única, então bastará calcular a média entre as taxas de cada bandeira e cadastrá-la.

O recebimento é muito simples.
Primeiro, escolha a opção ‘Graces’ no POS. Em seguida, digite o número identificador da comanda.
Como o número da comanda poderá se repetir em caixas de dias anteriores, o dia de sua criação deverá ser considerado como parte de seu número identificador, sempre com dois dígitos. Então, supondo que a comanda 001 tenha sido aberta no dia 09/09/20, seu identificador será 09001.

Mas, atenção!
Para que funcione adequadamente recomendamos fortemente que não haja caixas abertos em meses anteriores. Se isso acontecer o sistema poderá não identificar a comanda precisamente, e a aprovação poderá ser registrada de maneira incorreta.

Caso o identificador digitado não seja aceito pelo POS, ele informará o motivo da recusa. Pode significar que não encontrou a comanda aberta e desbloqueada na data informada, ou que o tipo de operação envolve transações não permitidas – como pendência por exemplo, ou que os meios de pagamento Débito POS e Crédito POS (com ao menos uma parcela cadastrada) não foram configurados na Loja, além de outros motivos que serão apresentados em tela.

Ao identificar a comanda o POS apresentará duas opções. Na opção ‘Visualizar Comanda’ o nome do cliente e o valor a ser pago serão exibidos para conferência. E na opção ‘Pagar Comanda’ o recebimento poderá ser iniciado, seguindo as instruções em tela.

Assim que o POS identificar a comanda, e mesmo que o recebimento não tenha sido concluído, o Graces bloqueará a comanda e mudará seu status para ‘Em recebimento’.

Caso você desista da transação no POS, deverá desbloquear a comanda no Graces, e isso retornará seu status para ‘Aberto’. Enquanto a comanda estiver em status ‘Em recebimento’ ela não poderá ter novo recebimento iniciado pelo POS ou pelo Graces, e também não poderá ser anulada.

Depois que o recebimento for finalizado no POS levará poucos minutos até que o sistema receba a aprovação da operadora para prosseguir com a emissão da nota fiscal e o fechamento da comanda.

Enquanto isso não acontecer, a comanda permanecerá em status ‘Em recebimento’ e nenhuma ação, além do carregamento de fotos, repasse de uso interno ou seu desbloqueio, poderá ser executada nela.

Importante!
Não desbloqueie a comanda em status ‘Em recebimento’ se a transação tiver sido concluída com sucesso pelo POS. Isso causará conflito de dados entre o Graces e o portal da Granito.

Além disso, a reabertura da comanda recebida não cancela a transação na Granito. Então, ao reabri-la, certifique-se de efetuar o cancelamento da transação pelo POS ou pelo portal.

A gestão dos recebimentos via POS Integrado poderá ser feita por meio do Dashboard Caixa. Clique no GracesPay para obter o relatório de recebimentos do período selecionado.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente!