Graces

Gestão de Estoque

O controle financeiro do estoque tem um papel fundamental para o sucesso da empresa.

Ainda mais em época de crise, ter o controle das movimentações dos produtos para avaliar a viabilidade de ter ou não tal mercadoria no catálogo é extremamente relevante.
Cada produto em estoque é sinônimo de investimento. Por isso é preciso estar atento, afinal, produto parado representa baixa liquidez que, por consequência, significa que o dinheiro não está entrando no caixa.

Por outro lado, a ruptura do estoque pode afetar a reputação de sua marca e a confiança de seu clientes.
Quando um cliente está disposto a adquirir um produto, ele espera que você tenha em seu estoque exatamente o que ele procura, na hora e do jeito que ele deseja. E se você não estiver preparado para atender às suas necessidades, seu negócio corre o grande risco de perder um número considerável de clientes, que sairão frustrados em busca do produto no mercado concorrente.

Pensando nisso, elaboramos um dashboard para gestão do estoque que permitirá a análise de diferentes resultados. Lembrando que, assim como todos os outros, a visualização deste dashboard depende de permissão específica. Então, basta habilitá-la aos grupos que terão este acesso em: Estoque > Dashboard > Ver Dashboard.


Valor do Estoque

Não basta apenas manter o controle e planejamento dos estoques em termos de quantidade. É preciso avaliá-lo, também, em termos de preço.
O método de avaliação pela média ponderada é o mais comum. Aceito pelo Fisco e usado amplamente, baseia-se na aplicação dos custos médios em lugar dos custos efetivos.
Já o valor de venda é o valor de mercado do seu estoque, importante para avaliar os ativos e mensurar seu valor realizável líquido.

No dashboard os valores totais referentes ao estoque selecionado (uso interno ou revenda) serão apresentados no topo com informações de valor total de custo, valor total de venda ou uso, e quantidade total de itens distintos com saldo positivo. Basta selecionar o período e o estoque que deseja consultar e você terá a posição do estoque na data fim do período escolhido.

Essas informações também poderão ser exportadas em duas diferentes visões: Consolidado e Detalhado.
No relatório Consolidado as informações serão totalizadas por categorias e subcategorias de produtos.
E no relatório Detalhado as mesmas informações serão totalizadas por produtos.

Atenção!
Ao consultar o dashboard você notará que não conseguirá modificar o período de consulta neste primeiro momento. Isso ocorrerá até que o primeiro fechamento mensal, sobre o qual explicaremos mais a frente, seja feito.

Todas essas informações também poderão ser visualizadas em tela.
Ao clicar em cada categoria serão apresentados os valores agrupados por subcategoria, marca e produto, correspondentes à categoria selecionada.

Você pode visualizar os resultados nos gráficos por valor de custo médio, valor de venda ou uso, e quantidade de itens. Então, escolha como deseja visualizá-los selecionando o botão referente ao tipo de valor respectivo: Custo Total, Valor Venda ou Itens.

Por exemplo:
Ao selecionar o botão ‘Custo Total’ e filtrar a categoria Cabelo, você visualizará todas as subcategorias, marcas e produtos desta categoria, e os valores farão referência ao custo médio dos produtos.
Ao selecionar o botão ‘Valor Venda’ os valores farão referência ao preço de venda ou ao preço de uso, a depender dos estoques consultados.
E ao selecionar o botão ‘Itens’, você visualizará a quantidade de itens conforme os filtros aplicados. Apenas neste caso, os produtos filtrados apresentarão os saldos respectivos na data fim do período selecionado, ao invés da quantidade de itens.

 

Movimentação do Estoque

A análise do giro de estoque visa a circulação das mercadorias. É um indicador muito importante para avaliar o equilíbrio entre compras e vendas dos produtos e ajuda a melhorar o aproveitamento do capital de giro. Além disso, obtém-se a segurança de que as mercadorias são realmente utilizadas e não desviadas.

As quantidades movimentadas no período referentes às compras, retiradas, vendas e ajustes dos produtos serão informadas em lista a cada filtro que fizer, ao final do dashboard. Essa lista poderá ser exportada, bastando clicar no botão ‘Exportar’.


Ficha do Produto

Produtos de maior criticidade demandam uma análise mais criteriosa.
A ficha do produto detalha o histórico das movimentações de cada item no período, permitindo ações pontuais e mais eficazes.
Para isso, basta escolher um dos produtos listados e clicar no botão Visualizar.

 

Todos estes resultados poderão ser consultados em períodos retroativos, inclusive.
No entanto, para tornar isso possível é preciso efetuar o fechamento do estoque mensalmente. São estes fechamentos que guardarão a posição do seu estoque em um determinado período.

Tanto o fechamento quanto a reabertura de períodos dependem de uma permissão específica. Então, habilite-a ao grupo que executará essa atividade em: Estoque > Produto > Fechar e Reabrir período.

Para fazer o fechamento basta acessar o cadastro de produtos a partir da Loja, e clicar no botão ‘Fechamento de Estoque’. Ele poderá ser feito apenas uma vez ao mês, sempre a partir do primeiro dia subsequente ao mês a ser fechado, estando todos os caixas do período correspondente aprovados.
Então, supondo que hoje seja o último dia de janeiro, por exemplo, apenas no primeiro dia de fevereiro o mês de janeiro poderá ser fechado. Enquanto isso, não haverá período a ser fechado.

Importante!
Se o controle de estoque das Lojas estiver habilitado na Franquia, o não fechamento de períodos anteriores impedirá o lançamento de entradas e inventários nos meses subsequentes.

Ainda, se precisar reabrir um caixa antigo, estando o período correspondente já fechado, será preciso reabri-lo. O mesmo vale para exclusão de movimentações de entrada e saída de estoque.
No entanto, somente o último período de estoque poderá ser reaberto por vez. Então, para reabrir um período mais antigo, você deverá estornar cada fechamento, um de cada vez, começando pelo fechamento mais recente.

Pronto!
Assim que fizer o primeiro fechamento você já terá bases comparativas para fazer a gestão do seu estoque com muito mais facilidade.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente!