Graces

Gestão de descontos e promoções

Ofertas, descontos e promoções são inevitáveis no varejo.

O desconto é uma ação pontual, que retira uma porcentagem do preço final para conquistar resultados imediatos, como movimentar o estoque, por exemplo.
Já a promoção tem conotação de campanha. Além de também ajudar nas vendas, ela funciona muito bem para atrair mais consumidores e conquistar resultados a médio e longo prazos.

Mas é importante ter em mente que tudo pode ser melhorado se for medido. E essa é a tarefa do gerenciamento de descontos.
Então, antes de apresentar o dashboard de descontos, precisamos explanar os conceitos que envolvem essa ferramenta.

 

O percentual de descontos concedidos é calculado sobre o valor total faturado no período, tendo como base os valores de referência de serviços e produtos.
Salvo exceção, o valor de referência do serviço sempre será o valor de venda da loja na data da comanda ou o valor padrão da franquia na ausência do primeiro.
Já o valor de referência do produto sempre será o preço de venda da loja ou o custo tabela na ausência do primeiro.
E no caso da seção de pacote, o valor de referência será o maior valor de venda do serviço na data da venda do pacote.

A exceção fica por conta da configuração da loja ‘Considerar alteração do preço de venda como valor base para cálculo de descontos e comissões’, que permite que o valor de referência do serviço sofra acréscimo em seu lançamento, sobre o qual um desconto poderá ser aplicado.


Como funciona a alteração do valor base?

A alteração do valor base permite que o profissional defina o valor final de um serviço, mediante avaliação das condições de execução, com base no valor de venda definido pela loja.

Neste conceito, o valor de venda definido pela loja torna-se ‘a partir de’, e eventual desconto concedido pela recepção ou caixa, será calculado sobre o valor definido pelo profissional.

Por isso, com a configuração ligada será possível aumentar o valor de venda no lançamento dos serviços, inclusive associados a convênio, mas nunca diminuí-lo.
Produtos, pacotes, seções de pacotes e retornos de serviços não podem ter o valor alterado no lançamento, então a configuração não terá efeito sobre estes itens.
Para mais informações sobre essa funcionalidade clique aqui.


Quais os tipos e formas de descontos tratados no dashboard?

Produto
Há apenas duas formas de concessão de desconto em produtos: Desconto Direto – quando informado percentual de desconto após o lançamento em comanda ou reduzido o valor final, e Desconto de Campanha – quando aplicado cupom de desconto. Em ambos os casos, a forma de desconto poderá ser Rateado ou Exclusivo.

Pacote e Seção de pacote
O pacote pode receber desconto apenas no momento de sua criação. Então, o valor proporcional na execução de cada seção sempre terá tipo Desconto de Pacote e forma Rateado.
Para mais informações sobre essa funcionalidade clique aqui.

Retorno de Serviço
Via de regra, o valor a ser cobrado pelo retorno é definido percentualmente sobre o valor cobrado pelo serviço que deu origem a ele. Então, se seu valor for menor do que o valor de venda do serviço, a diferença será considerada Desconto Direto na forma Rateado.

Porém, se ainda for concedido desconto após seu lançamento, o desconto anterior será desconsiderado, e o tipo dependerá da forma de aplicação:  Desconto Direto ou Desconto de Campanha, nas formas Rateado ou Exclusivo.
Para mais informações sobre essa funcionalidade clique aqui.

Convênio
O comportamento do sistema em relação aos serviços associados a convênios dependerá da configuração mencionada.
Contudo, não é possível conceder descontos sobre serviços que já tenham sofrido redução de valores por convênio.

Com a configuração de alteração do valor base desligada
O sistema sempre forçará o valor do desconto do convênio que terá tipo Desconto de Convênio na forma Rateado, exceto quando reduzido em seu lançamento para um valor menor do que o desconto concedido no convênio. Neste caso, o desconto do convênio será desconsiderado, e o tipo será Desconto Direto na forma Rateado.

O convênio também será desconsiderado se o valor do serviço for alterado após seu lançamento em comanda. Neste caso, o tipo de um eventual desconto dependerá da forma de aplicação: Desconto Direto ou Desconto de Campanha, nas formas Rateado ou Exclusivo.

Com a configuração de alteração do valor base ligada
Se o valor de venda do serviço sofrer acréscimo em seu lançamento, o percentual de desconto do convênio será aplicado sobre este novo valor, e seu tipo será Desconto de Convênio na forma Rateado.

Se o valor for alterado após seu lançamento, o convênio será desconsiderado, e o tipo de um eventual desconto dependerá da forma de aplicação: Desconto Direto ou Desconto de Campanha, nas formas Rateado ou Exclusivo.
Para mais informações sobre essa funcionalidade clique aqui.

Serviço
O tratamento dos descontos concedidos em serviços não relacionados a convênios ou retornos também dependerá da configuração mencionada.

Com a configuração de alteração do valor base desligada
Se o valor de venda do serviço for reduzido em seu lançamento, a diferença será considerada Desconto Direto na forma Rateado. E se o desconto for concedido após o lançamento do serviço em comanda, o tipo dependerá da forma de aplicação:  Desconto Direto ou Desconto de Campanha, nas formas Rateado ou Exclusivo.
Em todo caso, qualquer alteração no valor feita após seu lançamento desconsiderará a alteração anterior.

Com a configuração de alteração do valor base ligada
Neste caso o valor de venda no lançamento do serviço apenas poderá sofrer acréscimo.
Se concedido desconto após seu lançamento, ele será calculado sobre o valor do lançamento, e o tipo dependerá da forma de aplicação:  Desconto Direto ou Desconto de Campanha, nas formas Rateado ou Exclusivo.

 

O acesso ao dashboard Descontos é feito pelo dashboard principal do sistema, bastando clicar no valor de descontos informado.

Por padrão, o dashboard informará os descontos aplicados às vendas de produtos e de serviços no período selecionado.
Com ambos os botões ligados não será possível filtrar os resultados por categoria, subcategoria e item de produtos ou serviços, já que são informações distintas. Mas ao desligar um deles, estes resultados poderão ser visualizados e filtrados.

Cada gráfico pode filtrar os resultados do gráfico seguinte. Então, para obter os resultados para o tipo Desconto Direto na forma Exclusivo de determinado profissional, por exemplo, basta clicar nos resultados correspondentes em cada gráfico.

Depois de filtrados os resultados desejados, a lista de clientes correspondentes às vendas filtradas poderá ser acessada ao clicar no botão Visualizar do gráfico Clientes.
Na exportação detalhada estarão contempladas as principais informações para sua análise.

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