Graces

Um serviço, vários preços!

Definir os valores praticados para cada serviço não é tarefa fácil.

Além das considerações triviais de custos, margem de lucro, posicionamento de mercado e concorrência, há que se considerar as particularidades de cada atendimento.

Alguns atendimentos demandam cuidados especiais e, não apenas o consumo de produtos, mas também a mão-de-obra pode variar bastante a depender das condições avaliadas pelo profissional. Sem contar a oscilação da demanda em diferentes dias da semana, que também precisa ser considerada.

Diante dessa necessidade, implementamos uma melhoria que permitirá ao estabelecimento definir dois valores de venda distintos, associando diferentes dias da semana a cada um deles.
E ainda, o profissional poderá definir o valor base do serviço (sempre entre os limites mínimos e máximos). Se a Loja optar por conceder um desconto ao cliente, ele será calculado sobre o valor definido pelo profissional.

Importante!
Mesmo que a configuração permita a alteração do valor no lançamento do item, ela apenas será considerada para cálculo de comissões se o rateio do profissional estiver definido por percentual.
A definição do rateio por valor considera o valor definido para o pagamento das comissões, independentemente dos valores de venda finais ou dos descontos concedidos.

Achou interessante? Então, vamos lá!

 

Para cadastrar um novo valor de venda no serviço, basta acessar seu cadastro a partir da Loja.
Note que na lista de serviços há um novo filtro, para que você possa visualizar os preços referentes a cada dia da semana.
Se não houver valor de venda definido na Loja, a lista mostrará o valor padrão definido na Franquia, e estes casos estarão identificados pela letra F ao lado do valor.

Abra um dos cadastros no botão Editar.
Se já houver um valor de venda definido, todos os dias da semana estarão associados a ele. Então, desmarque os dias que terão valor diferenciado e cadastre o novo valor no campo seguinte, associando-os.

Cada dia da semana poderá ser associado a apenas um valor, e todos os dias da semana deverão ser associados a algum deles.

Agora, vamos à configuração que permite a alteração do valor base do serviço conforme a avaliação do profissional.
Acesse as configurações Loja em Configurações > Opções do Sistema > Serviços, e habilite os botões ‘Permitir alteração do preço de venda ao lançar o serviço na comanda’ e  ‘Considerar alteração do preço de venda como valor base para cálculo de descontos e comissões’.

Mas, atenção!
A alteração do valor de venda a partir do botão Desconto/Acréscimo não altera o valor base.
O valor base apenas pode ser alterado no lançamento do serviço na comanda.
Então, se a comanda for proveniente de um agendamento, o serviço deverá ser excluído e lançado novamente com o novo valor.

Pronto!
A partir de agora, se o valor de venda for modificado no lançamento do item (para mais ou para menos), ele será considerado como base para descontos e comissões.

Mas se em seu estabelecimento não há definição de valores por parte do profissional, é só manter a segunda opção desligada nas configurações da Loja, e tudo continuará como sempre foi.

 

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente!