Marketing

Vale-presente

A venda de vale-presente pode desempenhar um papel importante na sua estratégia de marketing.
Ela pode não apenas atrair novos clientes para o seu estabelecimento, como também aumentar ainda mais sua receita, já que o presentado pode aproveitar o vale para adquirir serviços ou produtos de maior valor.

Muita gente tem dificuldade em encontrar os presentes certos ou, simplesmente, não tem tempo para procurá-los. Isso torna o vale-presente uma solução bastante confortável tanto para quem presenteia quanto para quem é presenteado, adaptando-se a qualquer tipo de comemoração.

Mas antes de adotar essa modalidade de venda em seu estabelecimento é preciso conhecer o perfil dos seus clientes.
Consumidores convencionais tendem a preferir o cartão físico, enquanto o cartão virtual tem melhor aceitação entre os consumidores mais modernos.

Se por este ou outros motivos você optar pelo uso do cartão físico, eles deverão ser previamente impressos, seguindo um padrão de código identificador numérico de até 9 dígitos. Este código não poderá se repetir em toda a Rede, caso tenha mais de uma Loja, e será vinculado ao Graces no momento da venda.

Apesar de ganhar força em datas comemorativas sazonais, o vale-presente pode ser comercializado o ano todo quando bem divulgado. Então, cadastrar diversos tipos personalizados, definindo características específicas para cada um deles, é o primeiro passo.

Para isso, acesse as configurações da Rede e nas opções Cliente > Vale-presente, clique no botão Novo Vale-presente.

Na descrição, defina o tipo de vale-presente de forma a diferenciá-lo entre os semelhantes. Isso permitirá uma personalização por sexo, faixa etária, unidade específica da Rede ou tipo de serviço e produto nas imagens a serem associadas a cada um deles.

Seja qual for sua necessidade, os vales criados não poderão ter a descrição repetida e não poderão ser excluídos ou ter a descrição alterada depois que for efetuada uma venda, estando ela vigente ou não.

Além disso, a imagem associada não poderá ser alterada enquanto houver vale-presente vigente (dentro do prazo e não usado).

Defina também o valor mínimo para a venda de cada tipo de vale-presente e o prazo máximo para uso, que será contado a partir da data de sua venda.

Escolha uma imagem com boa resolução com largura de 600px e altura de 300px e carregue-a.
O valor, o prazo de validade e o código integrarão o vale-presente em cores e posições pré-definidas. Então, aproveite a imagem para inserir informações relevantes ao cliente, caso queira restringir o uso a determinadas unidades ou tipos de serviço e produto, por exemplo.

Atenção!
No uso do vale-presente serão validados em sistema apenas o valor vendido, o prazo de validade e o código.
Então, caso restrinja seu uso, não esqueça de instruir sua equipe.

Para confirmar se a imagem carregada ficou como esperava, edite o cadastro recém criado.

E clique no botão Preview.

Caso queira trocar a imagem, basta carregar outra, salvar a alteração e visualizá-la novamente.

Agora, ainda na listagem dos cadastros configuraremos a mensagem para envio do e-mail.
Clique no botão Mensagem.

Essa mensagem será usada para envio de todos os tipos cadastrados, vendidos por qualquer Loja. Então, defina-a de maneira abrangente.
E se quiser padronizar a assinatura com um logotipo da Rede, basta colar uma imagem pequena para compor o rodapé da mensagem, como no exemplo a seguir.

Agora precisamos configurar a conta de e-mail do remetente para envio do cartão virtual.
Para isso, acesse as configurações da Loja em Configurações > Opções de Sistema > Cliente > Conta de e-mail do remetente, e preencha todos os campos necessários conforme instrução de seu provedor de e-mail.

 

A venda do vale-presente é bem simples. Ele pode ser vendido com ou sem comanda.
Basta inserir o valor desejado no campo específico e definir as formas de pagamento, como de costume.

 

Ao iniciar o recebimento, selecione o tipo de vale-presente a ser vendido e informe o e-mail ao qual ele será enviado.
O e-mail registrado no cadastro do cliente será carregado, mas poderá ser alterado ou deletado, se assim desejar.
Caso tenha optado pelo uso de cartões físicos, digite o código do cartão nos dois campos seguintes e confirme a venda.

É neste momento em que será validado o valor mínimo para venda cadastrado na criação do vale-presente. Se não estiver de acordo, a operação será abortada para correção.

Mas, atenção!
Depois que o código do cartão físico for associado e a venda concluída, ele não poderá ser alterado.
Caso esteja incorreto, a venda deverá ser desfeita.

Ao confirmar a operação, e se você optou pelo envio de e-mail, ele será disparado e o comprovante poderá ser impresso. Caso o comprovante não seja impresso, retornando erro, verifique se o serviço de impressão está iniciado. Se precisar de ajuda, entre em contato com nossa equipe de atendimento.

Mas, não se preocupe! Enquanto o vale-presente vendido estiver vigente e até que não seja utilizado, ambas as opções (disparo do e-mail e impressão do comprovante) estarão disponíveis a partir da listagem, que veremos mais à frente.

Os vales vendidos serão registrados no histórico dos clientes compradores, e a receita proveniente será computada no caixa.
No entanto, do ponto de vista tributário, o vale-presente não é uma venda, mas uma simples operação financeira, onde o cliente adianta um valor para a empresa que se compromete a executar serviços ou entregar produtos no futuro. Por isso, não há emissão de nota fiscal.

E fique atento!
Se a comanda for reaberta o vale-presente será cancelado.
Então, lembre-se de comunicar sua inutilização ou substituição ao cliente, quando isso acontecer.

 

A aplicação do vale-presente também deverá respeitar algumas regras.
Além das validações triviais, não será possível usar o vale-presente para pagamento de pendência, antecipado ou gorjeta. Além disso, não haverá troco para vale-presente. Então, ou o cliente usa o valor total ou perderá a sobra.

Para recebê-lo, basta selecionar a forma de pagamento Vale-Presente, inserir o valor correspondente e completar o valor de recebimento com as demais formas, se for o caso.

Ao confirmar o recebimento deverá ser informado o código do vale-presente a ser aplicado. Qualquer um dos códigos poderão ser informados: o do cartão virtual gerado pelo Graces ou o do cartão físico associado no momento da venda.

 

A gestão dos vales poderá ser feita tanto a partir da Rede quanto da Loja.
A Rede poderá visualizar todas as movimentações de venda, uso e cancelamento de todas as Lojas. Mas a Loja verá apenas as informações pertinentes à ela.

Então, se o vale-presente usado em sua Loja foi vendido por outra, você terá essa informação para conciliação dos valores, já que a receita entrou para a Loja que vendeu e o custo com produtos e comissões ficou a cargo da Loja onde o vale-presente foi usado. O contrário também poderá ser controlado por você, mas essas conciliações não terão qualquer relação com o sistema.

Como mencionado anteriormente, o vale-presente poderá ter o e-mail redisparado ou o comprovante reimpresso.
Para isso, acesse o dashboard a partir da Loja em Marketing > Vale-Presente, e busque o vale-presente vendido. A busca poderá ser feita pelo nome do cliente comprador, pelo código do cartão virtual, pelo código do cartão físico associado, e também pelo tipo de vale-presente vendido.

Então, bastará clicar sobre o botão Reenviar e seguir as instruções.

Mas, lembre-se!
Isso apenas poderá ser feito enquanto o vale-presente não tiver sido usado, estando válido e dentro do prazo de vigência.

 

Para gerir os vales filtre a lista clicando sobre os valores no topo do dashboard: Vendidos, Usados e Não Usados.

Ao clicar sobre o valor de vales Vendidos você visualizará todos os vales vendidos por sua Loja, e poderá filtrar dentre estes os que foram aplicados em cada uma das Lojas, clicando sobre uma delas no gráfico de barras Aplicados por Loja.

Ao clicar sobre o valor de vales Usados você visualizará todos os vales que foram usados em sua Loja, e poderá filtrar dentre estes os que foram vendidos por cada uma das Lojas, clicando sobre uma delas no gráfico de barras Vendidos por Loja.

Ao clicar sobre o valor de vales Não Usados você visualizará todos os vales vendidos por sua Loja que não foram usados em nenhuma das Lojas. Os vales não usados poderão estar vencidos – e neste caso não poderão mais ser aplicados,  ou válidos – ainda aguardando aplicação.

Então, lembre-se!
O valor de vales Usados representará todos os vales que foram usados em sua Loja, independentemente de onde foram vendidos. E o gráfico de barras Aplicados por Loja, representará os vales usados em sua Loja que foram vendidos por ela mesma.

Ainda, para conferir os vales vendidos por sua Loja em determinado período que foram cancelados por reabertura de comandas, bastará ligar o botão Cancelados.

 

Agora é só divulgar essa modalidade em suas lojas e redes sociais, e boas vendas!

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente!